Receita de Bife a Rolê com Purê de Batatas
- Dificuldade: Intermediário
- Tempo: 45 min
- Rendimento: 6 porções
Ingredientes
- 6 unidades de Bife para Rolê Swift
- 3 colheres (sopa) de Cebola Picada Swift
- 2 colheres (chá) de Alho Picado Swift
- 1 cenoura cortada em palitos
- 3 vagens compridas cortadas ao meio
- ¾ xícara (chá) de extrato de tomate
- 6 fatias finas de bacon
- 2 folhas de louro
- 500 ml de caldo de carne ou água (ou o suficiente para cobrir os bifes)
- 1 colher (sopa) mais 100g de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- Mix de Pimentas Swift a gosto
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- 500g de batatas descascadas
- 200ml de leite integral
- Noz moscada ralada a gosto
Aguarde...
Modo de preparo
- Posicione um palito de cenoura, uma fatia de bacon e um pedaço da vagem sobre uma unidade de Bife para Rolê Swift e enrole até que estejam totalmente protegidos. Depois, firme o rolinho espetando palitos de dente. Repita o procedimento com todos os bifes.
- Aqueça a panela de pressão em fogo médio, regue com um fio de azeite e doure os bifes dos dois lados, aproximadamente 2 minutos de cada lado. Retire os bifes e reserve.
- Na mesma panela, adicione a cebola e o alho até dourarem, mexendo bem para retirar o resíduo do bife que irá acrescentar sabor ao preparo.
- Acrescente o louro, o extrato de tomate, o caldo e retorne os bifes para a panela. Tempere com sal e pimenta a gosto.Tampe a panela, aguarde o apito da pressão, e cozinhe por 30 minutos.
- Enquanto isso coloque uma colher de manteiga em uma frigideira pequena e leve ao fogo médio. Assim que derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa bem por 2 minutos. Desligue o fogo e reserve.
- Após o cozimento da carne, abra a panela e com uma concha, transfira 1 xícara (chá) do caldo do cozimento para a frigideira com a mistura de farinha. Mexa bem para dissolver totalmente.
- Volte a mistura para a panela com os bifes e deixe cozinhar em fogo médio por mais 10 minutos ou até o molho engrossar. Desligue o fogo e reserve.
- Cozinhe as batatas, escorra e amasse.
- Em uma panela, acrescente o leite, sal, a pimenta e a noz moscada. Misture até ficar cremoso e liso, caso necessite, acerte a consistência com o leite.
- Desligue o fogo, adicione 100g de manteiga gelada e misture até derreter e se incorporar totalmente.
Dica: Doure 2 bifes por vez, assim eles não soltam água e fritam de forma mais uniforme.