Consciente de seu papel na sociedade, a Swift acredita em atitudes que fazem
a diferença.  Desde 2015 vem realizando em suas lojas, escritório e Centro
de Distribuição iniciativas que visam à economia de água e energia. A ideia é viabilizar
a criação de iniciativas simples, porém efetivas, como as que você conhece agora:
Captação da água da chuva
A Swift trabalha com captação da água da chuva em seu Centro de Distribuição e em várias lojas da rede, de acordo com viabilidade técnica.  Nas lojas, a água da chuva é utilizada para abastecer os sanitários. Já no CD, ela é utilizada para suprir a refrigeração das câmaras frias, representando hoje uma redução de 80% no consumo de água por mês.
Substituição de lâmpadas
Todas as lâmpadas convencionais de lojas e Centro de Distribuição vêm sendo substituídas por lâmpadas LED, representando uma economia significativa no consumo de energia por mês.
Sistema de iluminação natural
Algumas lojas da rede já contam com um sistema de iluminação natural, em que a luz do sol é captada, transferida e difundida através de um tubo, permitindo que a luminosidade chegue ao interior da loja, sem que seja preciso acionar a energia elétrica.
Sistema de fotocélula
O Centro de Distribuição Swift, localizado em Barueri/SP, conta com um sistema integrado de fotocélula, o que permite monitorar a iluminação ao seu redor e controlar as lâmpadas, que são acionadas ao escurecer, mantidas ligadas durante toda a noite e desligadas automaticamente ao amanhecer, evitando desperdício.
Torneiras com temporizador
O Centro de Distribuição, as lojas e o escritório da Swift utilizam em suas dependências torneiras com temporizador, um dispositivo que aciona e interrompe o fluxo de água automaticamente em alguns segundos, levando a uma economia imediata no consumo de água.
Sanitários com duplo acionamento
A Swift aderiu ao uso de sanitários com duplo acionamento em toda a sua estrutura. Esse tipo de sistema reduz consideravelmente o consumo de água por descarga dada. Além da economia de água, reduz os gastos e incentiva o uso consciente por parte de colaboradores e clientes (nas lojas).
Proteção térmica nas lojas
A Swift vem aplicando uma proteção térmica na cobertura de suas lojas. De acordo com a viabilidade técnica, uma pintura especial é adicionada à cobertura para a diminuição da incidência de calor no interior das lojas, proporcionando uma redução no consumo de ar condicionado e, consequentemente, de energia.